top of page

Raul de Orofino

Ator, autor, palestrante e especialista em inteligência emocional, suas competências têm criado um impacto em diversas organizações a nível global.

Image-empty-state.png

Destaque na revista Time

Image-empty-state.png

Mais de 5000 palestras pelo mundo

Image-empty-state.png

Destaque na mídia nacional e internacional

Dois produtos: Espetáculos Palestra e Workshop de Inteligência Emocional e Relacional



“Todas as famílias presentes riram e se emocionaram muito com as histórias que representaram os desafios emocionais das empresas familiares. Raul, sucesso sempre!!” Fábio Martins - Sócio da CONFIDENCE CONSULTORIA Associado e Professor da FUNDAÇÃO DOM CABRAL


Passados quase 15 anos desde que promovi um show teu na minha anterior Empresa senti a necessidade de o voltar a fazer, ainda que desta vez para uma audiência maior...O feedback foi altamente positivo e hoje estamos diferentes – para melhor! Obrigado pela performance… E, certamente, não irão passar outros 15 anos até ao próximo show! Forte Abraço” Pedro Tavares - Lider DELOITTE PORTUGAL

QUEM É RAUL DE OROFINO


Tudo começou no Brasil, em 1990, ano em que criou o inovador projeto de Teatro ao Domicílio que consistia, como o nome diz, em levar o teatro à casa das pessoas. O conceito, que contou com a colaboração da atriz Irene Ravache como diretora, evoluiu e, em 1993, Raul de Orofino representou a bordo de um voo comercial, tornando-se na primeira pessoa a fazer teatro "nas nuvens". Nascia, assim, mais um projeto criativo, o Teatro a Bordo de Aviões, feito que lhe mereceu uma menção na revista norte-americana Time Magazine.


A partir de então, iniciou a sua jornada no mundo empresarial, com a integração das suas peças num contexto relacionado com a formação e os eventos corporativos. Sendo o respetivo autor, acabava os espetáculos a conversar com o público sobre as histórias apresentadas, e estas conversas informais tornaram-se palestras. Surgia, desta forma, o Espetáculo-Palestra.

Em 1999 desbravou caminho pelo mundo fora, apresentando o seu trabalho na Europa (em Portugal, Espanha e Itália) e também na África (Cabo Verde, Angola e África do Sul), continuando a desenvolvê-lo paralelamente na América Latina (incluíndo, além do Brasil, o Paraguai).


No ano de 2010 é dado um importante passo neste ciclo evolutivo. Raul de Orofino lança o seu primeiro livro,"Mário, o teu humor está no armário" onde relata casos reais de transformação nas empresas em todo o mundo.

 

Nesse mesmo ano, e a convite do ISLA (atual Universidade Europeia - Laureate International Universities), começa a lecionar Inteligência Emocional numa pós-graduação de Gestão Hoteleira. Estas aulas prolongaram-se por um período de 3 anos, e da eficácia do teor deste projeto, inicialmente académico, nasce um projecto empresarial, o inovador Workshop de Inteligência Emocional e Relacional, direcionado a todas as áreas de negócio.



Raul completa 20 anos de trabalho na Europa, apresentando os seus Espetáculos-Palestra e os seus

Workshops de Inteligência Emocional e Relacional. Tem no seu currículo mais de 5000 apresentações. O trabalho de Raul é realizado em Ações de Formação, Programas de Liderança, Reuniões de Vendas, Ações de Atenção ao Cliente, Kick-offs, Programas de Comunicação Interna, Programas de Motivação, Convenções, Seminários Médicos, Congressos, Programas de Sustentabilidade e eventos como Aniversários de empresa, Festas de Natal.


​Há 3 anos, em razão da pandemia, Raul criou e adaptou as suas histórias para o mundo digital, e vem apresentando-as para as empresas em vários continentes. São apresentadas histórias familiares e afetivas que funcionam como uma metáfora das relações de trabalho e que tocam no coração das pessoas, proporcionando Humor e Emoção. Após o espetáculo, Raul começa uma Palestra fazendo as ligações das histórias com o briefing fornecido pelas empresas.



Galeria

bottom of page