top of page

Sindmodel

Agosto Lilás: Formação de modelos na
Luta ao Enfrentamento da Violência contra Mulher na Carreira

Image-empty-state.png

Audiência Pública no RJ com o Sindmodel

Image-empty-state.png

Manifestação em São Paulo em prol dos modelos

Image-empty-state.png

Homenagem Rogéria Cardeal aos trabalhos prestados

Durante o mês de agosto, a campanha "Agosto Lilás" ressalta a importância de combater a violência contra a mulher em todos os contextos, e isso inclui no contexto da indústria da moda. Neste período, é fundamental reconhecer os desafios enfrentados por modelos e promover ações que visem à prevenção e o apoio a classe. Pensando nisso a diretora de produção e artística Renata Maria (RPA 5255 SATED/RJ) convidou o SINDMODEL para junto de uma grupo de modelos e aspirantes a fama, estivessem divulgando e informando ao publico geral sobre a importância deste tema, tendo Rogéria Cardeal e Aline Bassi em toda viagem.


A profissão de modelo, regulamentada pela Lei Federal 6.533/78, enfrenta riscos, incluindo a violência sexual, que são motivo de preocupação. Felizmente, existe um aliado essencial nessa batalha: o Sindicato dos Modelos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SindModel/RJ), que tem a frente como presidente Rogéria Cardeal, que é modelo, atriz, produtora e Juíza Arbitral.

Rogéria nos conta que "o SindModel/RJ é um defensor dos direitos e da dignidade dos modelos profissionais, incluindo aqueles com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) 3764, e suas famílias. Este sindicato tem o poder de representar legalmente os modelos junto ao Ministério do Trabalho e outros órgãos competentes, atuando de forma regular e proativa, combatendo crimes e desmandos, recebendo denúncias e encaminhando-as para autoridades competentes. Além disso, criamos o CICAM-RJ, um banco de dados que reúne informações sobre modelos menores de 16 anos, visando à proteção desses jovens talentos".


Para prevenir a exploração de mão de obra e garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas, o sindicato destaca a necessidade de contratos de trabalho padronizados e registro profissional. O Atestado de Capacitação Profissional (ACP) também é enfatizado como uma ferramenta importante, assegurando que os menores estejam legalmente habilitados.


Além disso, o SindModel/RJ promove a conscientização sobre a não-exigência de substituição de peças de vestuário íntimo ou vexatório sem a presença de um responsável legal e profissional qualificado. A luta é pela prevenção de qualquer exposição inadequada que possa colocar os modelos em situações vulneráveis.


Por isso, na 7ª edição do Beauty Fashion Congress, que aconteceu em São Paulo, foi feita uma ação em combate à violência contra as mulheres. O evento idealizado por Renata Maria, que é produtora cultura, atriz e diretora visa ir além de um evento de formação, mas também de conscientização, com modelos que entendam o seu próprio valor e sejam agentes contra abusos.


"A indústria da moda deve ser um espaço seguro e respeitoso para modelos, e juntos podemos construir um ambiente onde todos possam prosperar sem medo de abusos ou exploraçã" diz Renata Maria


Pensando nisso, e diante de sua luta a cerca de 20 anos, iniciando-a como delegada de moda do SATED-RJ, e desde 2010 no ES, solicitou uma audiência pública na Câmara Municipal, no dia 28 de Setembro, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, onde seu presidente o vereador Brás Zagotto, imediatamente concordou com a realização, por compreender a importância e relevância da pauta, ABUSO SEXUAL, TRÁFICO INTERNACIONAL e EXPLOÇÃO SEXUAL.


A presidente do SindModel Rogéria Cardeal já confirmou presença, assim como vários outros representantes importantes da sociedade civil e pública.

Galeria

bottom of page